top of page
Foto do escritorJosé A. Andrade Gomes

"A transição energética é algo mais que energia verde, é reindustrializar a Europa"

A afirmação que dá título a este post é de Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, na inauguração do parque eólico off-shore de Saint Brieuc, Bretanha, França.


Este parque tem uma potência instalada de 496 MW, sendo constituída por 62 turbinas de 8 MW cada uma, localizadas a 16 km da costa. Representou um investimento total de 2.400 milhões de euros.


Nos links seguintes podem ver-se imagens do parque, vídeos que representam a sua montagem e infografia da montagem:



A análise da informação prestada pela Iberdrola, permite verificar que o investimento realizado neste parque se traduz em 4,8 milhões de euros por MW de produção.


Ou seja, o investimento necessário para instalar 1 MW de potência eólica off-shore é 4 a 5 vezes superior aquele que é necessário para instalar a mesma potência on-shore.


É de admitir que esta diferença no investimento necessário tenha subjacente uma maior e mais constante produção potencial dos geradores instalados off-shore, porém, a informação da Iberdrola também refere outras externalidades positivas que estão a ser consideradas, como sejam, os empregos criados em Espanha e em França e, o desenvolvimento de novas competências de engenharia.


Tendo em conta que a "transição energética é também a reindustrialização da Europa", ocorre-nos perguntar se nos investimentos no âmbito da transição energética, realizados em tecnologias mais maduras, como sejam, parques fotovoltaicos ou eólicas on-shore, também não devem ser consideradas as suas externalidades positivas e transferidos para as zonas em que são realizados os investimentos parte dos benefícios que eles têm para a sociedade?

46 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page